Oferecemos ferramentas práticas e espaços de ligação para fortalecer o bem-estar, gerir as emoções e reforçar uma relação mais amável connosco mesmos e com a equipa.
Não só melhoramos o bem-estar individual, como também enriquecemos a coesão da equipa, criando um ambiente onde a vulnerabilidade se transforma em força.
E se criássemos um espaço que lembrasse sempre o nosso compromisso com o cuidado do bem-estar?
Nesta atividade, uma profissional de psicologia conduzirá uma sessão interativa na qual será abordada a importância da linguagem na relação connosco mesmos e com os outros, sendo uma peça-chave para trabalhar:
A importância do autocuidado
A segurança e a confiança pessoal
A empatia
A gestão de emoções
A autoestima
A importância de contar com os outros e de pedir ajuda
Criaremos um mural no qual escreveremos aquelas mensagens que ajudam a enfrentar os temas abordados, para continuar a preencher e para que sirva de âncora e de lembrete ao longo do tempo.
Queremos facilitar um espaço de ligação no qual se interiorize a cultura empresarial, visibilizando a importância do cuidado da saúde mental.
Seria possível aprendermos a cuidar-nos entre todos?
Partilhar em grupo não é tarefa fácil, e menos ainda quando se trata de pessoas com quem nos relacionamos profissionalmente, mas podem ser uma fonte de apoio que não devemos subestimar.
Para aliviar a pressão, propomos a partilha anónima das preocupações (de qualquer tipo), para que, durante um workshop dinâmico, possam ser recolhidas por uma profissional de saúde mental e, entre todos os participantes, se procure uma solução:
Se tiver solução: organizamos e planificamos.
Se depender de outras pessoas: treinamos a comunicação.
Se não tiver solução: aprendemos a aceitar e a gerir as emoções para conviver com a situação com um menor nível de mal-estar.
No final da sessão, ficará uma nova urna repleta de respostas de apoio que poderão guardar para poderem dispor dos recursos trabalhados sempre que for necessário.
Sublimamos?
A canalização das emoções através da arte é um dos poucos mecanismos de defesa que são considerados aceites na sociedade.
Sem necessidade de ter um dom artístico, através da arteterapia é facilitada a capacidade de reflexão e de tomada de consciência, a estabilidade emocional e o desenvolvimento pessoal.
A arteterapia é uma ferramenta que permite às equipas:
Canalizar e expressar sentimentos ou experiências complexas sem a pressão da verbalização direta.
Fomentar um pensamento mais flexível e inovador.
Fortalecer o autoconhecimento.
Promover a tomada de decisões alinhada com os valores pessoais, libertando das expectativas externas.
Realizamos dinâmicas corporais e de movimento, jogos de role-playing, teatralização... e são utilizados materiais plásticos como a pintura, a fotografia, a colagem, a argila, etc., não para conseguir um resultado estético, mas sim para obter um veículo de expressão que sirva como meio de análise, reflexão e compreensão de si mesmo e do grupo.